Miguel e o sexto ano - Resumo

 Miguel e o Sexto ano - Livro de Lino de Albergaria



Miguel era um menino que estudava pela tarde e estava terminando o quinto ano, quando sua vida mudou bastante. Ele entrou no sexto ano e passou a ter muitos professores de cada matéria, além de começar a estudar pela manhã, tendo que acordar bem cedo. Ele tinha muita dificuldade com geografia, porque precisava fazer um mapa da casa em que morava até sua nova escola, mas ele não conhecia muito bem o caminho. Miguel até chegou a pensar em fugir da sala de aula, mas não sabia onde tinha um ponto de ônibus e nem tinha dinheiro para pagar a passagem, além disso também não sabia andar de ônibus sozinho, pois ele só andava de carro sempre.

A sala onde ele estudava era a primeira sala do corredor da escola, por isso ninguém precisava olhar para ele quando passava pelo corredor, o que ele achava estranho. A primeira vez que ele entrou na sala de aula, percebeu que já estava cheia e sentou em uma das únicas cadeiras que estavam vazias, quando chegou uma menina chamada Patrícia, que perguntou para a sala inteira se não havia lugar para ela. Quando um aluno apontou para uma cadeira, e Miguel achou que fosse a cadeira em que estava sentado, o que fez ele se perguntar se tinha lugar marcado e ele não sabia.

O livro também conta que Miguel estava passando pela pré-adolescência, o que trazia muitas mudanças para ele. Também havia muitas mudanças acontecendo na sua família, como a sua avó que tinha morrido fazia pouco tempo, o que deixava seu avô mais triste do que já era antes. Os pais dele também tinham se separado. Depois de algum tempo a mãe de Miguel arrumou um novo namorado, chamado Jasmil. Ele tinha esse nome porque ele é árabe. No começo Miguel não gostava nada da ideia de sua mãe ter outro namorado que não era seu pai, o que foi motivo até para ele discutir com sua mãe. Miguel também ficava um pouco triste porque seu pai trabalhava o dia inteiro quando ele ia visita-lo, então quando seu pai convidou para ir para sua casa outra vez ele nem quis ir. 

Quando chegou o aniversario dele sua mãe perguntou se não queria ter uma festa e ele disse que não porque ele tinha poucos amigos para convidar. Seu pai convidou ele para para ir para algum lugar e ele disse que queria ir ao zoológico porque nunca tinha ido na vida, o pai aceitou mas achou estranho o pedido.

Miguel passou por várias situações difíceis na nova escola, inclusive havia uns meninos que faziam bullying com ele, tomando a pipoca da mão dele, além de outras coisas que fizeram com um amigo dele, chamado Leonardo. Apesar de tudo isso depois de algum tempo ele conseguiu fazer bons amigos e perceber que as mudanças nem sempre são ruins.

Quando Miguel teve a chance de conhecer um pouco melhor a nova escola, o namorado novo de sua mãe, e também de se relacionar mais com seu avô ele descobriu que podia gostar das coisas novas que surgiram na sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas